"Há um ano era inimaginável do ponto de vista social e económico que estaríamos a lidar com um desafio tão avassalador como o que nos é trazido pela pandemia do Covid-19. Muitas das estratégias traçadas para 2020 tiveram de ser abandonadas e novas tiveram de rapidamente ser postas em marcha, exigindo da parte dos empresários e gestores, uma forte procura por soluções para garantir a sustentabilidade das empresas e sucessivamente da economia em geral.
Na PERFINOX existe uma responsabilidade inalienável pelas pessoas, a saúde e segurança da nossa equipa, sendo essencial para a continuidade da atividade da empresa.
No início desta pandemia apareceu o nosso maior desafio, parar com todos os projetos internacionais (em diversos países da Europa e nos Estados Unidos da América), fazer regressar os nossos colaboradores de volta e recentrá-los em Arouca em projetos estratégicos para o futuro.
O recurso a mecanismos de “lay-off” foram imediatamente postos de lado, sabíamos que tínhamos de enfrentar os problemas com coragem para não enfraquecer a nossa capacidade de resposta para com os nossos clientes nem baixar a motivação por parte dos nossos colaboradores. Ter tantos colaboradores nas nossas instalações não é habitual, o que poderia ser um problema, mas unimos esforços e redefinimos toda a estratégia de 2020 para garantir a manutenção dos postos de trabalho e assegurar a continuação do crescimento futuro. Uma estratégia de foco interno, com o desenvolvimento de novos projetos e novas ideias para futuro resultando em quatro novos equipamentos seguindo o nosso compromisso com a segurança pública e qualidade.
A aposta no desenvolvimento do mercado internacional foi também reforçada, resultando no estabelecimento de contratos de agenciamento para treze novos países. Nesse sentido, a PERFINOX está a desenvolver o programa de Avaliação de Conformidade segundo ASME. Isto significa que as tecnologias da nossa gama PERFIPROCESS passarão a estar em conformidade com as leis e regulamentos em quase todos os estados dos EUA e províncias Canadianas, dando a confiança de que os processos de Garantia de Qualidade de produtos e peças relevantes são seguros, de alta qualidade, fiáveis e consistentes.
Foram necessários apenas 3 meses para obter estes resultados e ainda um dos passos mais marcantes da nossa história, o desenvolvimento do Centro Tecnológico PERFIPROCESS, uma sala de processo composta pelas principais máquinas da vasta gama de equipamentos PERFIPROCESS. O centro será usado como um “Showroom”, Centro de Pesquisa & Desenvolvimento para a equipa de Engenharia da PERFINOX, suas associadas, bem como para testes com clientes e engenharia de escala.
Oferecer aos nossos clientes uma possibilidade única de experimentar diferentes configurações de maquinaria, em escala industrial, e desenvolver novas ideias e conceitos de produção customizados.
A PERFINOX já possuía os seus planos de contingência devidamente estruturados para uma eventual dificuldade. Essa preparação prévia, certamente permitiu que tivesse estes ótimos resultados e conseguisse enfrentar os problemas postos em causa com coragem, assumindo o caminho para uma mudança necessária.
Certo é que os tempos que se avizinham não serão nada fáceis a nível social e económico, se não houver habilidade política para ir de encontro às necessidades que as empresas precisam tudo poderá ser posto em causa. Deferir no tempo soluções não é resolver problemas, criar falsas expetativas aos colaboradores dando-lhes falsas sensações de que tudo se resolverá é um problema sério de falta de visão. Para voltar onde nos encontrávamos antes da pandemia vai demorar anos, em alguns setores poderemos nunca mais atingir os níveis de excelência em que vivíamos.
Acreditámos que brevemente teremos boas notícias da comunidade científica, porque somos grandes guerreiros, com humildade e sensatez, todos juntos, vamos mais uma vez dar a volta por cima, embora não possa deixar de referir que somente a comunidade cientifica nada conseguirá, é preciso que todos sem exceção percebam, que nunca o país precisou tanto das pessoas como agora, chegou por isso agora o momento de uma mudança na atitude, consciencialização e princípios de países de primeira linha, não apenas na reivindicação de direitos, assumir também valores e responsabilidades." - António Jorge Tavares, PERFINOX CEO para a 13a Edição da Revista Encontros AECA